Nesta página vamos ver algumas dicas sobre como cuidar bem das jóias, retirar dúvidas sobre funcionamento e manutenção de relógios, esclarecimentos sobre garantia de fábrica, informações variadas e curiosidades que, acreditamos, serão muito úteis pra você.
CUIDADOS BÁSICOS COM RELÓGIOS.
Temperatura: A exposição do relógio a temperaturas muito altas ou muito baixas pode danificar a pilha ou o mecanismo.
Resistência a batidas: É necessário evitar batidas fortes e que o relógio caia.
Resistência magnética: É necessário manter o relógio longe de campos magnéticos.
Resistência a produtos químicos: Não expor o relógio a produtos químicos e/ou gases por períodos prolongados.
Limpeza do relógio: A sujeira acumulada no relógio após o uso deve ser removida.
Cuidados com relógios mecânicos e automáticos.
O movimento de um relógio pode ser comparado ao motor de um carro, que necessita de lubrificação, limpeza e ajustes periódicos. O desgaste provocado entre as diminutas peças de um relógio, se não houver lubrificação adequada dos seus componentes, pode comprometer o seu funcionamento.
Os mecanismos dos relógios são lubrificados com óleos e graxas de pouca viscosidade. A imobilização do movimento, portanto, pode causar o espessamento dos lubrificantes, diminuindo a sua eficácia. O atrito torna-se muito maior, inutilizando, em pouco tempo, todo o sistema.
Ajuste e lubrifique o movimento a cada cinco anos. No caso de uso intenso, a cada três. A resistência à pressão, no caso de uso aquático, deve ser analisada anualmente. Procure por relojoeiros de boa qualidade técnica. Na dúvida, opte pela assistência técnica autorizada.
A melhor maneira de manter um relógio em perfeitas condições, é o seu uso contínuo. Isto é um grande problema quando se tem vários modelos. A solução é a compra de um bom “watchwinder” (aparelho com estimulação elétrica que faz com o seu relógio continue em movimento mesmo não sendo usado), que manterá o movimento em funcionamento. Na pior das hipóteses, use o relógio pelo menos uma vez a cada quinze dias.
Resistentes ou à prova dágua.
Os relógios ao serem fabricados são elaborados dentro de uma característica única e para um fim específico.
Nos dias atuais, a maioria dos relógios são produzidos de forma a somente mostrar as hóras e nada mais.
São relógios que encontramos nas maiorias das relojoarias e casas do ramo.
Relógios de custo baixo e não levam em consideração as situações que o comprador pode ter no seu dia a dia.
Diante deste fato, as indústrias relojoeiras procuram suprir esta gama do mercado, com relógios específicos para o uso diário e para fins específicos.
São relógios trabalhados de forma diferenciada, com melhor acabamento, maior qualidade de material usado nas peças e maquinário confiável. Por isso, possuem um preço um pouco maior que os demais.
Além de que muitas peças de marcas famosas são grosseiramente imitadas, falsificadas não condizendo com a qualidade que a marca original possui, uma vez que o material aplicado é de baixa qualidade e o seu maquinário nem um pouco confiável.
Muitas vezes o comprador se ilude ao comprar uma destas peças, achando que esta fazendo um grande negócio, que só vai descobrir mais tarde quando o relógio vier a estragar e não existir conserto e nem tampouco peça para reparos.
Podemos dizer, que atualmente temos no mercado relojoeiro peças originais de marcas muitas vezes desconhecidas mas de excelente qualidade com preço igual ou um pouco superior que as réplicas.
Uma das questões relevantes e que devemos levar em consideração e a resistência do relógio quanto à água.
Para tanto, descrevemos abaixo o valor e a resistência de um relógio à água e a sua especificação para uso.
Relógios à prova d`água e a sua resistencia
1 ATM = 10 metros. Lavar o rosto, etc. (contato rápido com água)
3 ATM = 30 metros. Lavar o rosto, mãos, etc. (contato rápido com água)
5 ATM = 50 metros. Banho de chuveiro ou banheira e natação.
10 ATM = 100 metros. Mergulho sem equipamento de oxigênio.
15 ATM = 150 metros. Mergulho com equipamento de oxigênio.
Quando não há especificação no mostrador ou no fundo da caixa, o relógio não é resistente à água, ou seja, não pode ter nenhum contato com a mesma.
Mesmo que seu relógio seja à prova d’água nunca acione ou puxe qualquer botão debaixo d’água, ou com o relógio molhado. Isto poderá fazer com que a água penetre na vedação da caixa do relógio.
Antes de qualquer contato com a água, verifique se a coroa do relógio está em sua posição correta. Caso a coroa for rosqueada, certifique-se que a mesma esteja bem apertada.
Mesmo que seu relógio seja à prova d’água evite tomar banho com água quente com ele. A água quente ou vapor, danificam o sistema de vedação do relógio.
Lembre-se: o relógio é à prova d’água, mas não é a prova de temperatura. Os agentes químicos encontrados no sabão, sabonete, shampoos, etc., também danificam as borrachas de vedação do relógio.
Relógios Resistentes à água
Water resistant (sem indicação de M, ATM ou Water proof)Quando o relógio traz a inscrição WATER RESISTANT estampado no mostrador e/ou no fundo da caixa significa que ele é resistente à água, ou seja: resiste a respingos d’água, suor, pingos de chuva, mas não pode ser usado para banho de chuveiro, banheira ou natação.